Praias do Rio Grande do Norte

O Estado do Rio Grande do Norte, embora seja um dos menores do Brasil, tem um dos litorais mais longos.

Protegido que foi do progresso durante vários séculos, o Estado preservou a maioria de suas praias.

O mapa abaixo mostra as principais praias de um trecho da costa potiguar. O trecho exibido vai do extremo sul, na divisa com a Paraíba, até o calcanhar do Estado, ou seja, o ponto em que a costa deixa de ser norte-sul e tende para leste-oeste.

praias-do-rio-grande-do-norte

O mapa mostra, em destaque, o Rio Potengi, que banha Natal. O Potengi divide a costa em litoral sul e litoral norte.

O litoral sul se desenvolveu mais cedo, pois a maioria de Natal está situada ao sul do Potengi, e portanto o acesso às praias do sul sempre foi mais fácil. O acesso ao litoral norte era mais difícil por causa da travessia do Potengi, mas esse problema foi bastante diminuído com a recente inauguração da Ponte de Todos.

As praias entre Ponta Negra e a Praia do Forte constituem as praias urbanas de Natal.

Praticamente todas as praias entre Natal e Pipa foram já bastante urbanizadas e tomadas por casas de veraneio; isso inclui as praias do Cotovelo, Pirangi do Norte e do Sul (que são separadas pelo Rio Pirangi), Búzios, Tabatinga e Tibau do Sul.

Entre Pipa e a Paraíba, estão algumas praias mais preservadas, em que as cidades são ainda pouco mais do que vilarejos de pescadores, como Barra do Cunhaú e Baía Formosa (que, entretanto, nos últimos anos, vêm experimentando o mesmo rápido crescimento que antes tomara Pipa).

Ao norte de Natal, as primeiras praias são as famosas Genipabu, Pitangui (por onde passa o rio Ceará, mostrado na figura), Muriú e Jacumã. Por conta da proximidade com a capital, essas praias contam também com boa estrutura de acesso e alguma estrutura de serviços (hoteis e restaurantes).

Entre Muriú e a Praia do Cajueiro (última praia mostrada no mapa), sucedem-se diversas praias praticamente inexploradas, como Pititinga, Punaú e Rio do Fogo. Aqui e ali, aparecem pequenos trechos com alguns hoteis e estrutura de praia, como Touros (maior cidade da região) e São Miguel do Gostoso.

Para além de Touros, há ainda um trecho que se estende dali até o extremo oeste, na divisa com o Ceará; esse trecho é conhecido como Costa Branca, em razão da grande quantidade de salinas, que, juntamente com as areias finas, dão um tom alvo a esse litoral.

A maioria dessas praias também preservam muito da beleza original, mas começam também a atrair a atenção de investidores e novos moradores; é o caso, por exemplo, de Galinhos e da Praia da Serra do Mel.

About these ads

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: