Rio Grande do Norte investe na divulgação turística

O Estado do Rio Grande do Norte, um dos principais destinos turísticos do Brasil, quer mostrar para o mundo que tem muito mais que sol e mar para oferecer aos turistas.

Somente nos primeiros meses de 2009, o investimento do Governo do Estado em campanhas de divulgação e na participação em feiras e eventos no exterior soma mais de R$ 1 milhão; esse  montante é parte dos R$ 10 milhões anunciados pela governadora Wilma de Faria para divulgação turística do Rio Grande do Norte ao longo deste ano.

O objetivo é atingir novos mercados emissores e chamar a atenção para outros atrativos locais, com foco nos turistas de maior poder aquisitivo, que continuam gastando com viagens mesmo em meio à atual crise financeira mundial.

O presidente da Empresa de Promoção do Turismo do Rio Grande do Norte (Emprotur), Armando José, explica que as campanhas já começaram desde dezembro do ano passadod e foram intensificadas em 2009, chamando a atenção para outros atrativos locais, além das belas praias e das conhecidas dunas de Genipabu.

‘‘Estamos divulgando a beleza de outros destinos potenciais, apostando em lugares exóticos como Pipa, Galinhos e São Miguel do Gostoso, e também apresentando nossa estrutura para receber eventos corporativos e para o turismo náutico, de aventura, nossa cultura, história e culinária’’, explica.

O material de divulgação internacional é bastante rico. Ilustra desde as Serras de Martins e Florânia às inscrições rupestres do Lajedo do Soledade, passando por praias mais badaladas como Ponta Negra e Pipa e pelas ainda desconhecidas pelos estrangeiros como Galinhos e Camurupim.

A campanha inclui ainda a promoção  de peças publicitárias em revistas de bordo de grandes companhias aéreas internacionais, em revistas e sites especializados em turismo. O material, produzido em vários idiomas, está sendo veiculado na Alemanha, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Portugal. O custo, apenas com a produção e veiculação das peças é de R$ 650 mil.

Haverá campanhas específicas em alguns países da Europa. ‘‘Na Espanha, por exemplo, fizemos apresentações de palestras e workshops sobre  Rio Grande do Norte, mostrando que além das belezas naturais, que permitem a realização de esportes náuticos e outros tipos de atividades ligadas ao turismo de aventura, estamos preparados para receber grandes eventos’’, informa Armando José, da Emprotur. Em Portugal, segundo ele, o governo patrocinou a vinda de jornalistas especializados em turismo, que produziram matérias em alguns dos principais veículos de comunicação lusitanos (atualização: Natal também fez investimentos de divulgação em Portugal).

Embora a Europa seja o principal pólo emissor de turistas estrangeiros para o Estado, o mercado norte-americano também está merecendo atenção especial. No mês de julho, o Rio Grande do Norte investiu em  anúncios publicados mensalmente na revista de bordo da American Airlines. ‘‘Nós ainda não temos voos diretos dos Estados Unidos para Natal, mas podemos ser beneficiados pelos voos que chegam a Recife e Fortaleza e credenciar o Estado a ter sua própria linha’’, afirma a gerente de promoção internacional da Emprotur, Gina Robinson.

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