Festival Gastronômico da Pipa

Foi confirmada, para o período de  10 a 18 de outubro, a realização do 6º Festival Gastronômico da Praia de Pipa.

Ao longo dos anos, Pipa foi descoberta por diversos forasteiros (tanto brasileiros como estrangeiros) que foram conquistados pelas belezas da praia e decidiram ali ficar; muitos desses forasteiros abriram restaurantes, incorporando hábitos e ingredientes de outros locais. Isso fez com que Pipa ganhasse um parque gastronômico rico e variado, superando capitais vizinhas como Natal e João Pessoa.

Como acontece desde 2004, durante o Festival Pipa ficará ainda mais saborosa e divertida; paralelamente ao Festival, estão programados diversos  shows com artistas locais,  oficinas e cursos culturais.

A principal marca do evento continua sendo o concurso gastronômico, disputado entre bares e restaurantes de Pipa, com participação dos consumidores no julgamento.

Para participar do concurso, o estabelecimento deve inscrever uma receita (tradicional do cardápio ou exclusiva para o Festival), a qual deve incluir  três ingredientes característicos da gastronomia nordestina popular (pescados, carnes, frutas, legumes).

A receita concorre em uma das quatro categorias: Prato Principal (almoço ou jantar), Lanche (crepes, pizzas e sanduíches), Petisco (entradas e tira-gostos) e Sobremesa.

A novidade entre os ingredientes desta edição fica por conta da ação Degusta Pipa, que ocorrerá  no domingo, 11 de outubro,  na área da Praça do Pescador (próxima ao centro da Pipa); nessa ocasião, os estabelecimentos participantes deverão oferecer suas receitas para degustação em pequenas porções, com preços  limitados a R$ 5.

Segundo um dos organizadores do festival, Cláudio Freitas, a idéia é popularizar a gastronomia e os estabelecimentos locais, além de divulgar a importância do segmento de alimentos e bebidas para o destino turístico.

Para participar do julgamento, os visitantes adquirem o Guia do Festival, que contém fichas de votação; a cada local visitado,  destaca-se uma das fichas com a nota do local, as quais serão computadas para a classificação final.

Para ver a relação dos estabelecimentos e das receitas participantes, visite o site do Festival Gastronômica da Pipa.

Tags:

Uma resposta to “Festival Gastronômico da Pipa”

  1. Festival Gastronômico de Pernambuco – 2009 « Turismo em Recife e Pernambuco Says:

    […] coisas se desenrolem, talvez seja possível em 2010 combinar a visita a Recife com uma passada no Festival Gastronômico de Pipa (Pipa é outro recanto de apreciadores da boa […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: