Universidades do Rio Grande do Norte – avaliação

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou a segunda melhor colocação entre as universidades federais do Nordeste, abaixo apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), publicado pelo MEC (ver a lista completa da avaliação do ensino superior do Brasil).

A UFRN obteve nota 4 (escala de 1 a 5) e uma média de 333 pontos (escala de 0 a 500). A segunda universidade do Estado foi a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Efersa), que conseguiu a nota 3 com 282 pontos, e a terceira foi a Uern também com um índice de 3 para 246 pontos. O Instituto Federal do Rio Grance do Norte (IFRN, antigo CEFET), também insituição pública, alcançou o índice 4 com 366 pontos, atingindo uma das melhores colocações no país.

Dentre as instituições particulares, destaque para a FARN, considerada a melhor faculdade particular do Estado, com 263 pontos, e para a UnP, única Universidade particular do Estado, que registrou 256 pontos.

No Rio Grande do Norte apenas duas instituições ficaram com a nota 2 e por isso estão temporariamente impedidas de abrir novos campi, cursos ou ampliar vagas;  são elas a Faculdade de Ciências Empresariais e Estudos Costeiros de Natal (Facen) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi, ambas em Natal.

O pro-reitor de Planejamento da UFRN, Emanoel Evangelista, comemora os dados do IGC. Para ele, os índices revelam uma trajetória de crescimento consistente que a UFRN vem trilhando nos últimos 15 anos, quando saiu de 10 para 30 mil alunos e até 2012 deve chegar a 45 mil. “A UFRN chega hoje a um patamar de maturidade acadêmica e científica, podendo ser comparada às melhores universidade brasileiras. Crescemos em todas as áreas acadêmicas, no ensino de graduação, pós graduação, pesquisa e extensão. Um crescimento não apenas numérico, mas houve melhoras substanciais na qualidade dos cursos de todas as áreas”, justificou o pro-reitor de Planejamento.

Descredenciamento

Ranking das instituições de ensino superior no Rio Grande do Norte, 2009

1 – UFRN – 333 pontos, conceito 4

2 – Ufersa , em Mossoró – 282 pontos, conceito 3

3 – IFRN , antigo CEFET-RN – 265 pontos, conceito 3

4 – Farn – 263 pontos, conceito 3

5 – UNP – 249 pontos, conceito 3

6 – UERN – 246 pontos, conceito 3

7 – Câmara Cascudo – 237 pontos, conceito 3

8 – Fal – 215 pontos, conceito 3

9 – Facex – 211 pontos, conceito 3

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: