Flipa – Feira Literária da Pipa

Eventos que combinam literatura e praias não são desconhecidos no Brasil, como comprovam a já tradicional Flip – Festa Literária Internacional de Paraty e a mais recente Fliporto – Feira Literária Internacional de Porto de Galinhas.

Agora Pipa vai também entrar nessa onda. De 24 a 27 de setembro de 2009, ocorrerá a I Flipa – Festa Literária da Pipa. O evento é iniciativa da Secretaria de Turismo e da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte; a idéia é aproximar a população e os visitantes da literatura e de autores de expressão nacional, promover um debate literário de alto nível e inserir Tibau do Sul e arredores no circuito das cidades brasileiras que realizam eventos literários de grande porte.

Além disso, a FLIPA pretende proporcionar a chance a artistas e estudiosos da região de resgatar temas como a questão indígena dos descendentes do Rio Catu, tradições culturais de Tibau (como o pastoril, o boi de reis, a marujada), a obra do mestre coquista Chico Antônio, a antropologia praieira de Hélio Galvão, os trabalhos do professor Clementino Câmara, e o grande poeta norte-rio-grandense Homero Homem de Siqueira, entre outros.

Na programação, já está confirmada a presença do escritor Ronaldo Correia de Brito, atual vencedor com o romance “Galiléia” de um dos prêmios de literatura mais importantes do Brasil, o Prêmio São Paulo de Literatura.

Além de Ronaldo estão confirmados ainda a presença da escritora Marina Colasanti e de Danuza Leão. A organização articula ainda a vinda dos escritores Davi Arrigucci Jr., João Gilberto Noll, Murilo Mello Filho e Daniel Pizza, além dos potiguares Rodrigo Levino, Diógenes da Cunha Lima e Geraldo Queiroz.

Uma estrutura climatizada, com capacidade para 300 pessoas sentadas, será montada especialmente para o encontro, que vai priorizar a discussão sobre a literatura no Brasil: formas de linguagens, temáticas, narrativas, criação e teorias literárias.
Nas mesas literárias, escritores potiguares e nacionais vão falar de suas obras e interagir com o público.

Além dos debates, a programação contemplará oficinas de literatura, shows musicais e lançamentos de livros. O público poderá conversar com os autores durante as sessões de autógrafos no estande da Livraria Siciliano, a livraria oficial da FLIPA, que será montado no espaço de convivência do evento.

Tags: , , ,

3 Respostas to “Flipa – Feira Literária da Pipa”

  1. Pipa está mais vazia – e mais barata « Turismo – Natal, Rio Grande do Norte Says:

    […] referentes à segurança) têm diminuído o número de visitantes a Pipa; eventos como a Feira Literária e o Festival Gastronômico tentam combater o problema, mas não conseguem eliminá-lo por […]

  2. mirtes helena azevedo de melo Says:

    Gostaria de tocar e cantar em Pipa nesta feira,a quem deveria procurar,sou cantora e instrumentista de Manaus,trabalho com musica ha 24 anos,

  3. yanpai Says:

    Mirtes,
    Não encontrei site oficial do evento, mas encontrei uma notícia que informa que o patrocinador é a Secretaria de Educação do Estado do RN.
    Tente entrar em contato com a Secretaria: http://www.educacao.rn.gov.br/
    Boa sorte

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: