Trânsito de Natal

Até há alguns poucos anos, o trânsito em Natal podia ser chamado de tranquilo. Várias das principais artérias viárias da cidade são largas, com várias pistas; é o caso, principalmente, da Via Costeira, que liga Ponta Negra à Praia do Meio. Mas a cidade tem também a BR-101, que vai da entrada da cidade até o estádio Machadão, e as avenidas Hermes da Fonseca e Salgado Filho, que são prorrogações da BR-101 até a Praia do Meio. E entre a BR-101 e Ponta Negra, existe também uma via semi-expressa, a avenida Roberto Freire.

Entretanto, o rápido crescimento da cidade mudou essa situação. Reportagem do jornal Tribuna do Norte informa que “o trânsito de Natal é caótico e sem planejamento“.

Nos últimos dois anos, a frota de automóveis de Natal aumentou em aproximadamente 38 mil veículos, ou quase 1600 por mês, ou mais de 50 por dia; as últimas estatísticas mostram que a frota total de veículos em Natal soma aproximadamente 275 mil veículos, o que é significativo perante a população de aproximadamente 800 mil habitantes.

E esse rápido crescimento não foi acompanhado pela expansão dos transportes públicos; Natal não tem metrô (Recife tem metrô há anos, que está se expandindo, e o metrô de Fortaleza está em construção) e as linhas de ônibus não tiveram crescimento significativo.

A reportagem detalha os pontos de maior engargalamento na cidade: a própria BR-101 (que recebe cada vez mais ruas afluentes, que trazem tráfego das vias laterais para a via expressa), a Salgado Filho, nas imediações do Viaduto Quarto Centenário (onde ocorre um afunilamento), a Bernardo Vieira (que faz a ligação com a Zona Norte de Natal), a Roberto Freire, e os principais cruzamentos da Hermes da Fonseca.

transito-natal

E, como em outras cidades do Brasil, a falta de educação dos motoristas contribui para piorar o problema. Como mostra a foto acima, é comum a ocorrência de infrações como cortar o sinal vermelho, parar em lugar proibido, e outras ações que dificultam o trânsito.

Para quem quer conhecer as cidades do Nordeste sem ter aborrecimentos com trânsito, uma boa opção é conhecer João Pessoa, em que ainda se circula tranquilamente pelas avenidas à beira-mar.

Tags: ,

Uma resposta to “Trânsito de Natal”

  1. O trânsito de Fortaleza « Turismo em Fortaleza, Ceará Says:

    […] Ver também: Trânsito em Natal. […]

Deixe um comentário