Rio Grande do Norte será auto-suficiente em energia

Na abertura do Congresso para a Geração de Energia e Negócios no Nordeste (Cogenn), que se realiza em Natal, a governadora Wilma de Faria fez uma declaração bombástica: até 2010, o Estado do Rio Grande do Norte será auto-suficiente em energia, ou seja, será capaz de produzir dentro do Estado toda a energia que consome.

Alguns fatos tornam a declaração ainda mais surpreendente: em 2003, a produção de energia no Estado era zero; até hoje, o Estado continua sem ter nenhuma usina hidrelétrica (que provocam grande impacto ambiental); a auto-suficiência será obtida a partir de fontes energéticas próprias do Rio Grande do Norte: petróleo, gás e vento.

Com a auto-suficiência, o Estado passa a ficar imune a problemas de geração e transmissão de energia em outros locais do país (o Brasil passou por um apagão em 2001 e viu diversas outras ameaças de falta de energia desde então); isso representa uma grande vantagem competitiva para a economia do Estado.

Essa nova matriz energética já incorpora diversas usinas termoelétricas (a maior das quais a Termoaçu, no Vale do Açu) e diversos parques eólicos (como os da Iberdrola, em Rio do Fogo, e da Petrobras, em Macau). Até o final de 2010, diversas outras usinas termoelétricas, eólicas e a gás serão inauguradas em diversos locais do Estado.

De acordo com as previsões do Governo, em 2010 o Estado terá capacidade de produzir 640 Megawatts hora, para um consumo da ordem de 600 Megawatts hora.

Veja também: Energia no Rio Grande do Norte, blog mantido pelo atual Secretário de Energia do Estado.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: