Hotel dos Reis Magos

Por vários anos, um dos mais tradicionais hoteis de Natal foi o Hotel dos Reis Magos, situado na avenida beira-mar da Praia do Meio.

Essa excelente página sobre o Hotel dos Reis Magos informa:

O Hotel Internacional dos Reis Magos foi inaugurado em 7 de setembro de 1965 pelo então governador Aluízio Alves. Na cidade havia apenas o hospital Miguel Couto (hoje, Hospital Universitário Onofre Lopes) e o Grande Hotel, na Ribeira,para hospedagem de autoridades ou para pernoites. ‘‘Não tinha a Via Costeira. Natal precisava de uma estrutura de hospedagem internacional’’, disse Aluízio Alves.

O luxo do Hotel era inédito em praias do Nordeste. Em seu espaço havia, além dos 60 apartamentos, uma suíte presidencial. Mas, eram nos seis salões suntuosos do Hotel, no parque aquático, no restaurante de cozinha sofisticada ou na boate Bambelô, onde os hóspedes e a sociedade natalense procuravam di-
versão.

O hotel foi arrendado para um grupo chamado Companhia Tropical. Em 1978, a Tropical não quis renovar o contrato de arrendamento. Nessa época, o governo de Lavoisier Maia iniciava a construção do pólo turístico da Via Costeira. A boate Bambelô não veria mais o maior desfile em Natal de garotas trajando as famosas mini saias da inglesa Mary Quant, que esbanjavam charme na boate. ‘‘Era tanta gente rica que quando tinha briga lá polícia não aparecia’’, lembra o auxiliar de cozinha na época, José Rosemar dos Santos, 56.

Na licitação para compra do Hotel, em 1978, não houve um único empresário potiguar interessado. O diretor-presidente dos Hotéis Pernambuco S.A., José Pedroza de Oliveira arrematou o Hotel dos Reis Magos. ‘‘Ele mutilou o projeto original do Hotel: destruiu os seis salões para construir mais apartamentos’’, disse Jussier Santos, empresário natalense do setor turístico. Cinco anos depois, Pedroza arrendou o Hotel para a poderosa cadeia de hotéis Othon, que já possuía 12 hotéis pelo Brasil. Em 1991, com o final do contrato, o Hotel foi novamente arrendado a Carlos Augusto, então arrendatário da nova boate do Hotel: a Royal Salute. Sua administração durou dez anos.

Desde 2001 o hotel está abandonado.

hotel-reis-magos

A falta de manutenção já influenciou o visual do hotel, e começa a afetar a estrutura.

reis-magos-natal

O Grupo Pernambuco (que ainda é proprietário do hotel) anuncia de tempos em tempos a intenção de remodelar e reconstruir o Hotel dos Reis Magos (ver notas aqui e aqui). Há interesse também do Governo na restauração do hotel, pois seria importante passo para revitalização do turismo na Praia do Meio e adjacências (atualmente, há certa carência de bons hoteis na Praia do Meio e vizinhanças).

hotel-dos-reis-magos

Seria muito bom se o Hotel dos Reis Magos recuperasse, ainda que em parte, o brilho de outrora.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: