Fotos do Porto de Natal

Nenhum dos portos do Nordeste tem uma boa infra-estrutura para receber turistas (atualização, janeiro de 2010: segundo a operadora MSC, o melhor porto turístico do Nordeste é o de Cabedelo). Ao longo das últimas décadas, a prioridade dos portos foi facilitar a exportação de cargas, e cargas são muito menos exigentes que turistas no tocante a conforto. O Porto do Recife modernizou-se recentemente (criou-se um terminal de passageiros), já que grande parte das cargas agora é transportada por Suape. Fortaleza também fez melhorias no Porto de Pecém, e João Pessoa trabalhou em Cabedelo.

O porto que menos prosperou no sentido de facilitar o trânsito de turistas foi o de Natal. Um dos motivos é que, como há um iate clube próximo ao porto (que permitia o atracamento de pequenas embarcações), não se pensou em nenhuma estrutura para passageiros. Outro fator é que, desde há alguns anos, planeja-se a construção de uma enorme marina em Natal, que seria capaz de receber iates e navios de passageiros de todo o mundo (o projeto da marina encontra-se paralisado).

Enquanto isso, o Porto de Natal foi ficando para trás. Nessa temporada de cruzeiros recém-iniciada, as operadoras planejam paradas em diversas cidades do Nordeste, mas poucas incluem Natal. Alguns hoteleiros manifestaram a opinião – míope – de que visitantes em navios atraem menos benefícios que os demais, já que não pagam hospedagem e gastam menos com restaurantes e serviços.

Abaixo, fotos do Porto de Natal.

porto-natal-1

porto-natal-2

As fotos acima foram tiradas do local em que os passageiros desembarcam. O navio pára nesse cais, estende a escada e os passageiros desembarcam.

Abaixo, o portão de saída do Porto. Os passageiros andam até o portão e saem no bairro da Ribeira (ver bairros de Natal), próximo ao centro. Em geral, os buggeiros – que acompanham o trânsito de navios de passageiros – já os estarão esperando.

porto-natal-3

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: