Carnaval em Natal 2010

Os maiores carnavais do Nordeste ocorrem em Pernambuco (principalmente Olinda e Recife, mas também em diversas outras cidades do litoral e do interior) e na Bahia (principalmente Salvador e Porto Seguro). No Ceará, há alguns festejos, nas cidades próximas a Fortaleza, no litoral e no interior (a capital em si não é muito movimentada). João Pessoa tem um movimentado evento pré-carnavalesco, o Bloco das Muriçocas.

Natal é conhecida por ter um carnaval pouco movimentado (o que talvez ajude a explicar por que o Carnatal é o maior carnaval fora de época do país). Muitos natalenses passam o carnaval em praias, o que faz com que esses locais fiquem mais movimentados que a capital; as praias preferidas pelos carnavalescos são Pirangi, Macau e Touros.

Até 2008, o governo municipal tentou fomentar o carnaval na capital; naquele ano, tentou-se implantar em Natal o Carnaval de Pólos Multiculturais (criado no Recife), sistema no qual o governo criava diversos pólos pela cidade, cada qual com palco, artistas contratados, programação prévia, etc. Veja programação do Carnaval 2008. Esse sistema implantou um Pólo em Ponta Negra, de forma a aproximar os turistas do carnaval de Natal.

Entretanto, após 2009, com a mudança de gestão municipal, parece que Natal voltou a assumir que o carnaval não é seu ponto forte. Em lugar dos pólos, os festejos ocorrerão nos locais mais tradicionais, como a praia da Redinha, a praia do Meio e o Centro Histórico (e os artistas reclamam que o pagamento oferecido é muito baixo).

Não há previsão de carnaval organizado em Ponta Negra (veja programação do carnaval 2010); entretanto, seguindo a tradição, diversos blocos desfilam ocasionalmente pela rua da praia.

Isso quer dizer que a cidade fica vazia? Não. Muitos turistas que não gostam de carnaval, principalmente os de cidades vizinhas, apreciam a tranquilidade de Natal e lotam os hoteis da cidade no período.

Dependendo do seu gosto, Natal pode ser uma excelente opção de turismo durante o carnaval.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: