Melhorias no trânsito de Pipa

Não há dúvidas de que Pipa é um dos locais mais atrativos do Nordeste e do Brasil.

Entretanto, é bem sabido também que esse rápido crescimento trouxe uma série de problemas ao vilarejo. Por exemplo, observaram-se nos últimos anos diversos casos de violência, de degradação ambiental, de uso de drogas, etc. (para acompanhar os problemas de Pipa, visite Pipa TeVê).

Alguns desses problemas podem até passar despercebidos para alguns visitantes (quem se hospeda num hotel de alto padrão, à beira-mar, com todos os serviços inclusos, pode não sentir nenhum desses contratempos mencionados), mas há uma deficiência em Pipa que todos percebem: o trânsito.

O entroncamento da BR-101, em Goianinha, de onde se faz o acesso a Tibau do Sul, e daí para Pipa, é caótico; a rodovia passa no meio da cidade, e os pedestres e veículos locais têm que compartilhar o espaço com aqueles que cruzam a cidade. Chegando a Pipa, a situação não melhora, pois as ruas são estreitas, e os espaços são densamente ocupados; deslocar-se de carro, encontrar estacionamento e fazer manobras em Pipa exigem paciência dos motoristas.

Felizmente, há esperanças de que esse quadro mude.

O Governo Federal espera concluir esse ano (ano de eleições federais e estaduais, ou seja, ano de inaugurar obras) os trabalhos de duplicação da BR-101, no trecho entre Natal e Maceió (passando por João Pessoa e Recife).

No Rio Grande do Norte, aproximadamente metade das obras está concluída; o trecho com mais atrasos é justamente o de Goianinha, onde houve discussões sobre o valor das indenizações – hoje, o trânsito em Goianinha está ainda mais confuso do que costumava ser.

Com a conclusão das obras, entretanto, o quadro deve mudar. A BR será alargada no trecho que passa dentro da cidade; a sinalização será toda refeita; prevê-se a construção de passarelas. Para facilitar o acesso a Pipa, serão construídos dois grandes elevados, um em cada lado da BR nas saídas de Goianinha; a intenção é que os motoristas façam os retornos por baixo dos elevados, e daí retornem e peguem a entrada para Tibau do Sul (optou-se por essa solução, em vez de apenas um grande viaduto no meio de Goianinha, porque o fluxo é grande tanto vindo de João Pessoa como vindo de Natal).

Ao mesmo tempo, o Governo do RN informou que pretende investir na estrada que liga Goianinha a Tibau do Sul (atualmente, estreita, com curvas e vegetação lateral) e também na que liga Tibau do Sul a Pipa (já em boas condições, é a estrada que passa ao lado do mirante do chapadão, um dos locais favoritos para fotos).

E mais recentemente, foi anunciada a formalização de um convênio entre Pipa e o Ministério do Turismo, a fim de se reurbanizar a avenida principal do vilarejo, a famosa Baía dos Golfinhos (essa é a rua de entrada em Pipa, que concentra muitos dos hoteis e serviços da vila).

Agora, resta torcer para que todos esses planos se concretizem.

Tags: ,

Uma resposta to “Melhorias no trânsito de Pipa”

  1. BR-101 no Rio Grande do Norte « Turismo – Natal, Rio Grande do Norte Says:

    […] facilitado em muito o trânsito de viajantes entre as capitais do Nordeste (ver essa nota sobre melhorias do acesso a Pipa). Ressalte-se que, diferentemente do que se observa no sul e sudeste do país, todos os trabalhos […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: